ESX 2025: Game DevES promove rodada de pitches e reforça protagonismo capixaba nos games digitais

Troféu da rodada de pitchs

ESX 2025: Game DevES promove rodada de pitches e reforça protagonismo capixaba nos games digitais

Vitória – ES, 13 de julho de 2025 – O sábado foi de inovação e criatividade na Praça do Papa, em Vitória. Aconteceu a edição 2025 da ESX – Innovation Experience Espírito Santo, a maior feira de inovação e tecnologia do estado. Com uma programação extensa voltada para startups, sustentabilidade, ciência e economia criativa, o evento teve entre seus destaques a participação da Associação Game DevES, que realizou uma rodada de pitches com estúdios de desenvolvimento de jogos digitais capixabas.

A ação, sediada no espaço Sebrae Lab, foi realizada em parceria com o Sebrae ES e com a Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult ES), reforçando a importância do trabalho conjunto entre sociedade civil, instituições de fomento e agentes de inovação para fortalecer o setor de jogos no estado.

Cinco estúdios no palco e foco no fomento cultural

Durante a rodada, cinco projetos de jogos foram apresentados. Quatro deles foram selecionados por meio de chamada interna da Game DevES, enquanto outros dois participaram como convidados. Todos os jogos apresentados tinham em comum o fato de terem sido submetidos ou aprovados em editais de fomento cultural, seja em nível municipal, estadual ou federal. Isso demonstra, segundo os organizadores, como os mecanismos públicos de incentivo têm sido fundamentais para o surgimento de novas iniciativas empreendedoras ligadas à produção de games.

A diversidade dos projetos chamou atenção, com propostas que iam desde aventuras narrativas a experiências em realidade virtual. Os estúdios participantes foram:

  • Punk Crush Studio, com o jogo I and the Box

  • Dalm Studio, com o jogo The Sinfonia Chronicles: The Prophecy (disponível em demo na Steam)

  • Jéssica, convidada com projeto autoral e narrativa original

  • Vulkr XR, com o jogo em VR Shadow Maze

  • Kawaii Studio, com a apresentação de expansão de sua linha de produtos

Jurado de peso e troféu para melhor apresentação

A avaliação ficou a cargo do empreendedor Philipp Bomm, CEO da Gamewise, que atua no setor de jogos, eSports e audiovisual. Após assistir às apresentações, Bomm compartilhou feedbacks individualizados, incentivou os participantes a seguirem suas trajetórias e ofereceu conselhos sobre os próximos passos. O vencedor da rodada foi o estúdio Dalm Studio, que recebeu um troféu simbólico e o convite para mentoria com o próprio jurado.

A convidada Jéssica ficou em segundo lugar, sendo reconhecida pela criatividade e consistência artística de seu projeto. Todos os participantes receberam apoio do Sebrae ES para acesso a programas de capacitação empresarial e oportunidades de conexão com o mercado.

Fomento público é motor do desenvolvimento

O evento foi também uma oportunidade para refletir sobre a importância do fomento público à cultura e à economia criativa. Em entrevista concedida logo após sua apresentação, o desenvolvedor Victor Hugo Körting de Abreu, fundador da Vulkr XR, destacou:

“É muito importante perceber que a força motriz financeira do Estado tem sido os editais da Secult. O último edital recebeu 72 propostas e apenas 8 foram selecionadas. Isso mostra um grande espaço para investimento, um terreno fértil para novos negócios e coloca o ES como uma potência de desenvolvimento de jogos no Brasil e no mundo.”

A fala foi recebida com entusiasmo pelos presentes e ilustra um consenso entre os estúdios capixabas: os editais têm papel decisivo na viabilização dos primeiros protótipos, permitindo que ideias saiam do papel e ganhem forma.

Presença institucional e perspectivas para o setor

A rodada contou com representantes da Secult ES, que apresentaram brevemente os resultados recentes dos editais culturais e anunciaram a criação de uma linha específica para protótipos de jogos digitais no próximo edital. A expectativa é que o novo formato permita apoio ainda mais direcionado para estúdios independentes em fase inicial.

Já o Sebrae ES, anfitrião do Sebrae Lab, reafirmou seu compromisso com o setor, liberando e comparecendo no evento.

Headscon 2025 e novas oportunidades

Durante sua participação no evento, Philipp Bomm também anunciou a realização da Headscon 2025, evento nacional de networking e formação para profissionais da indústria de games. A convenção acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto, no CEET – Vasco Coutinho, em Vila Velha. A proposta é conectar desenvolvedores independentes, mentores, investidores e representantes de publicadoras.

Os projetos apresentados na ESX 2025 serão convidados a expor seus trabalhos na Headscon, fortalecendo a presença capixaba no cenário nacional de jogos.

Um ecossistema em crescimento

Associação Game DevES, responsável pela curadoria dos projetos, tem atuado de forma contínua para mapear, apoiar e promover os estúdios do Espírito Santo. Atualmente, segundo levantamento da própria associação, existem mais de 40 estúdios ativos no estado, com diferentes perfis de atuação – de jogos mobile a experiências em realidade virtual.

A entidade destaca que o crescimento do setor depende diretamente da continuidade de investimentos públicos, da qualificação dos profissionais e do fortalecimento de redes de cooperação entre criadores, educadores, agentes culturais e empresários.

ES no mapa do desenvolvimento de jogos

A presença da Game DevES na ESX 2025, em parceria com Sebrae ES e Secult ES, consolidou mais um passo importante para o desenvolvimento da indústria de jogos digitais no Espírito Santo. O sucesso da rodada de pitches mostrou o talento e a diversidade dos projetos locais, e também a urgência de ampliação dos recursos disponíveis para apoiar novos empreendimentos.

Com articulação entre governo, setor produtivo e sociedade civil, o Espírito Santo segue se destacando como um polo promissor de inovação cultural e tecnológica — com potencial de se tornar referência nacional e internacional no desenvolvimento de jogos.


Palavras-chave: GameDevES, ESX2025, SebraeES, SecultES, JogosDigitais, EconomiaCriativa, PitchDeGames, FomentoCultural, DesenvolvimentoDeJogos, EspíritoSanto

Compartilhe

Email
Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp